Manifesto de Constituição
Estatuto e Programa Político do Movimento ALTERNATIVAcom
Começamos agora a construir uma alternativa autárquica independente que proporcione aos cidadãos de Abrantes, daqui a cerca de 2 anos, uma escolha credível e preferencial nas eleições autárquicas de 2021.
Anunciamos assim formalmente a criação do movimento autárquico independente “ALTERNATIVAcom”.
NOME
Talvez se estejam a questionar o que faz o “com” no final da nossa “alternativa”. Todos sabemos que alternativas há muitas. A nossa, acreditamos nós, é distintiva. Está focada no futuro e é inclusiva. Focada no futuro, naquele que insistentemente nos dizem que não existirá no interior do país, com a vontade e a motivação de recuperar o desenvolvimento. E é inclusiva porque contará COM as pessoas, COM as 13 freguesias, COM as empresas, COM as Associações, COM as Instituições, COM todos sem exceções e onde naturalmente incluímos os partidos com e sem representação nos vários órgãos autárquicos.
MOTIVO
Mas qual é o motivo que me faz estar aqui hoje perante vós?
Desde que passei a estar presente com regularidade na comunicação social local, desde 2010 na Antena Livre e mais recentemente no mediotejo.net, comecei a perceber que a minha responsabilidade social tinha aumentado. Durante este período tive a oportunidade de ir partilhando alguma da minha desilusão em relação a algumas opções ou gestão de prioridades de quem gere ou tem gerido os destinos do Concelho e devido a esta postura, com alguma frequência fui ouvindo que era mais fácil falar do que fazer. Sinto assim que este é o momento certo para avançar com uma candidatura à Câmara de Abrantes porque acredito nas minhas competências e se não o fizesse ou se não demonstrasse a coragem de avançar neste momento perdia alguma legitimidade para continuar a denunciar aquilo que na minha opinião não está bem ou que pode estar melhor.
EQUIPA
Mas este é um desafio que apenas pode ser conquistado de forma coletiva. É por isso que ao meu lado está a equipa que constitui o núcleo deste movimento. A Ana Gomes, o João Pedro Ceu, o José Rafael Nascimento e o Rui André. Este núcleo fundador é composto por pessoas com currículos e carreiras profissionais, passe a imodéstia, de mérito, que sabe de política mas nunca viveu da política. Temos formação, conhecimento e experiência que agora colocamos ao dispor dos abrantinos. Os motivos deles convergiram com o meu e deram origem à motivação que partilharei a seguir mas antes de o fazer deixem-me primeiro dizer o seguinte: reafirmo que acredito em mim e nas minhas capacidades mas acredito ainda mais na qualidade, na competência, no conhecimento e na interdisciplinaridade desta equipa que irá trabalhar de forma altruísta e abnegada para construirmos a alternativa que devolva aos abrantinos a confiança num futuro assente nos pilares da democracia e do desenvolvimento.
MOTIVAÇÕES
Queremos que fique desde já claro que a nossa candidatura não é uma candidatura contra ninguém. A nossa motivação é o “bem comum” de Abrantes e dos Abrantinos, ou seja, da nossa terra e da nossa comunidade, da cidade, das freguesias urbanas, das freguesias rurais, dos que pensam mais “à esquerda”, “ao centro” ou “à direita”.
Tomámos a decisão de nos disponibilizarmos para servir Abrantes e os abrantinos, e criámos este movimento independente, depois de uma profunda reflexão sobre a situação política, económica, social e cultural do concelho. Preocupa-nos os atrasos e os declínios observados no nosso município, assim como a ausência de dinâmicas cívicas e democráticas.
IDEOLOGIA
É por isso que a nossa ideologia é óbvia. O nosso “partido” é Abrantes e o nosso movimento guia-se pelos mais nobres princípios éticos e democráticos, procurando conjugar, transversalmente, todas as sensibilidades do espectro político-ideológico.
Fica assim claro que este movimento é independente dos partidos, embora respeite e valorize a existência e a representatividade democrática de todos os partidos, com quem queremos dialogar com franqueza e lealdade.
Procuraremos convergir para soluções locais tão consensuais quanto possível, sem deixarmos de definir prioridades, tomar posições claras e fazer as escolhas necessárias.
MISSÃO
Temos por isso 2 grandes desígnios para o nosso município: a Democracia e o Desenvolvimento. Uma Democracia ética, aberta, participada, em que todas as opiniões contam, incluindo as discordantes, sem medos, nem condicionamentos. E o Desenvolvimento – económico, social, cultural e ecológico – que seja abrangente, sustentável, harmonioso, com oportunidades e benefícios para todos.
ASSINATURA
Estamos conscientes das dificuldades que temos pela frente porque conhecemos a inclinação sociológica do concelho, resultado dos interesses cruzados que o interligam. Mas se fosse fácil não seria certamente para nós e é por isso que a assinatura do nosso movimento pretende devolver a confiança aos abrantinos, afirmando sem receios que esta é uma “MISSÃO POSSÍVEL”.
TEMPO
Criamos e apresentamos publicamente o movimento com 2 anos de antecedência para podermos preparar, com tempo, rigor e seriedade, uma alternativa de confiança e vencedora.
Queremos também que os abrantinos tenham tempo para nos conhecer, de conhecer as nossas ideias e de contribuir com as suas sugestões para o nosso/vosso projeto.
Em todos os momentos seremos sempre transparentes e neste momento afirmamos que este é um projeto para durar o tempo que os abrantinos quiserem e desejarem mas assumimos e garantimos que, ao contrário de projetos efémeros do passado, nós viemos para ficar. Com esta motivação e esta garantia vamos agora começar a estruturar o movimento e a preparar iniciativas públicas variadas que motivem, incentivem, mobilizem e valorizem a participação dos cidadãos.
RECURSOS
Os nossos recursos, à partida, somos apenas nós próprios, a nossa disponibilidade e a nossa determinação. Estamos, naturalmente, recetivos a todos os contributos que queiram dar a este movimento, no estrito respeito pelas normas legais em vigor.
ENVOLVIMENTO LOCAL
A nossa presença nas reuniões públicas da autarquia passará a ser uma constante a partir deste momento. Observaremos com atenção as dinâmicas autárquicas na Assembleia Municipal, na Câmara e nas Assembleias de Freguesia, e tomaremos posições públicas sempre que entendermos por bem fazê-lo.
VOZ AOS CIDADÃOS
Queremos também inverter a prática dos últimos anos e temos todo o interesse em ouvir a opinião dos cidadãos.
Convidamos assim todos os abrantinos a juntar-se a nós – tanto os que não se reveem nas políticas autárquicas que nos têm governado, como aqueles que acham que este movimento poderá fazer muito melhor do que tem sido feito.
Contactem-nos, conversem connosco, conheçam-nos e contribuam com todo o vosso saber e experiência, seja integrando o movimento, seja participando e contribuindo nas diversas iniciativas públicas que irão ser realizadas ao longo dos próximos 2 anos.
FUTURO IMEDIATO
Esta corrida será uma Maratona e não um sprint de 100 metros. Não esperem, por isso, nos próximos tempos, iniciativas exuberantes. O nosso trabalho será de formiga e não de cigarra. Tencionamos, contudo, comunicar permanentemente com todos os cidadãos, nos dois sentidos, através dos meios que já criámos para o efeito: facebook e mail.
EXPECTATIVA
Finalizo a nossa apresentação partilhando as nossas expectativas em relação ao resultado do trabalho que começamos hoje a apresentar. Vamos trabalhar para conquistar o melhor resultado possível e a vitória nas eleições estará permanentemente no nosso foco. Mas deixem-me dizer-vos o seguinte. Independentemente desse resultado, ao assumirmos com coragem e com todas as dificuldades que se nos vão deparar de hoje em diante, ao construirmos esta ALTERNATIVA acabámos de oferecer a primeira vitória ao concelho de Abrantes. As restantes dependerão do nosso trabalho, da nossa competência, da qualidade do nosso projeto e como é óbvio, da vontade e do reconhecimento de todos os abrantinos.
Movimento ALTERNATIVAcom | 11 de novembro de 2019
AUTÁRQUICAS 2021
Os Nossos Eleitos
VEREADOR DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABRANTES
- Vasco Damas
MEMBROS DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ABRANTES
- José Rafael Nascimento
- Sónia Pedro
MEMBROS DA ASSEMBLEIA DA UF ABRANTES E ALFERRAREDE
- Sónia Pedro
- Fátima Ruela
MEMBROS DA ASSEMBLEIA DA UF S. FACUNDO E V. DAS MÓS
- José Rafael Nascimento
- Cristina Coxinho
MEMBRO DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE MARTINCHEL
- Maurícia Rei
Obs.: Os candidatos podem ser contactados através das respetivas páginas do movimento ALTERNATIVAcom no Facebook.